quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Infecção Viral

           “Tento dormir, mas é difícil. Se deito virado pro lado esquerdo, meu nariz esquerdo entope, se viro pro lado direito, é a vez do direito entupir. Na minha garganta sinto um misto de coceira e ardência. O tempo inteiro me pergunto: quando essa gripe horrível vai embora?”
            E Fulaninho continuou pensando em seu estado, até o efeito de um exaustivo dia de trabalho abaixo de febre, o fazer adormecer. Mas enquanto Fulaninho dormia seu sono nada confortável, muitas coisas as quais ele não fazia ideia de que aconteciam, operavam em seu corpo...

            - Oh merda! Lá vem chegando esses agentes externos pra ditar as regras de como nossa comunidade deve funcionar! – bradava Complexo de Golgi.
            - Pois é, mas fazer o que se os núcleos seguem as regras deles acreditando no melhoramento da produção celular? Eu não acredito, e pra falar a verdade, já ouvi dizer que algumas células inteiras foram destruídas devido ao excesso de produção do material estrangeiro, e para o estrangeiro! – disse um pequeno Lisossomo.
            - Exatamente Lisossomo, esses Vírus não tem nenhum respeito pelos locais, vem aqui só tirar proveito, inibem a nossa produção e passam a realizar a deles, sem ter o menor conhecimento das nossas necessidades, e depois ainda corremos o risco deles nos consumirem até a exaustão, vão embora nos deixando a mercê das Enzimas e seu trabalho funesto de livrar-se dos nossos corpos mortos.
            - Ai Complexo de Golgi e Lisossomo, me admira vocês terem uma ideia tão distorcida dos últimos acontecimentos! O que eu sei é que os agentes externos melhoram a vida de muitas células por aí, nós ficaremos no subdesenvolvimento para sempre se eles não vierem nos dar uma mãozinha. Eu até reconheço o fato de alguns Vírus não serem muito éticos, mas estes estão sendo identificados e será exigido que melhorem sua ação, mas ainda assim, a atuação deles não é tão negativa, já que isso dá trabalho aos Leucócitos que andavam meio inativos faz um tempo atrás.
            - Logo se percebe o quanto Senhor Centríolo está engando – disse Mitocôndria, trabalhadora da área de produção de energia – os Leucócitos estavam bastante ativos realizando a limpeza cotidiana do Organismo, agora estão como loucos tentando reduzir os estragos causados pela ação dos vírus. E espero eu que parte dos Leucócitos sigam de forma mais radicalizada, e expulsem logo esses vírus do Organismo.
            - Você Mitocôndria, é uma radical acrítica! Esses Leucócitos loucos os quais tanto admira, ao invés de realizarem seu trabalho estão agindo contra o avanço do Organismo, e eles sim devem ser impedidos antes de provocarem reais estragos no sistema como um todo. Vocês não entendem que para progredir precisamos de algum sacrifício, e sejamos realistas, a produção aumentou enormemente nas Células onde esta passou a ser gerida pelos Vírus.
            - A única questão, e que você esquece de mencionar, é qual a utilização dessa produção, e o porquê disso nos trazer algum avanço! Afinal toda a produção tem por função única expandir o Império dos Vírus por outras células!
            - Mas vocês não têm paciência, a melhora vem aos poucos, em breve poderemos reconhecer os resultados!
            E a reunião dos Vírus com o Núcleo Celular chegou ao fim. As organelas ansiosas aguardavam Núcleo proclamar a decisão. E assim foi feito:
            - Depois de uma longa conversa com os Senhores aqui presentes, decidi que será vantajoso para toda a comunidade aderir ao sistema de produção que os Vírus me propuseram.
            As organelas se manifestaram, agitaram-se, contestaram. O Núcleo pediu calma e em seguida passou a explicar as tais vantagens que a associação traria. Os argumentos não foram muito diferentes dos argumentos de Centríolo, mas foi Núcleo, o administrador central quem os disse. Aos poucos as Organelas se acalmaram e a paz voltou a reinar na célula, algumas é claro persistiram com sua rebeldia, não podendo, no entanto, lutarem sozinhas.


            Mas Fulaninho acordou, ainda era quatro horas da manhã e ele só precisaria levantar às cinco.
         “Cof, cof! Arrrrghh! Chiiiiiinn! Eca! Grande merda essa gripe! Tomara que meu corpo consiga se liberar o mais cedo possível, antes que eu precise faltar e ser descontado no serviço! Ah! Droga, febre! Por isso meus olhos parecem pesados! Vou tomar um antitérmico rápido, pois talvez ainda haja tempo de baixar a temperatura”.
            E passadas duas horas Fulaninho se sentia um pouco melhor, já vestido em seu uniforme, tomou o ônibus para a fábrica da Nestlé, onde trabalha na área de limpeza.




                                                                                                     Mariana Penna (2004)   

10 comentários:

  1. LI E GOSTEI MUITO, MUITO CRIATIVO! PARABÉNS, É UM BELO TEXTO, ACHO QUE VOU USAR NUMA PROVA SOBRE FILOSOFIA E TRABALHO, NO TERCEIRO ANO DESSE BIMESTRE! MUITO BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcello! Que bom que você gostou! Sábado tem mais! :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Marcos! Biologia e História eram minhas disciplinas favoritas no Ensino Médio, quando escrevi esse texto não fazia muito tempo que eu tinha passado pelo EM. Abração!

      Excluir
  3. Muito bom,analogia maravilhosa...esperando pelos próximos textos,já que faz tanto tempo que não conversamos rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc curtiu Gabriel! Pretendo postar um texto por semana, dois no máximo, pra não esgotar rápido o que eu já tenho escrito e dar tempo de eu ir escrevendo coisas novas!

      Excluir
  4. Já que em geral a gripe é curada, o conto pelo menos me deixa com esperanças nos Leucócitos. Afinal é mais uma analogia ótima pra gente usar por aí. Muito bom! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, Matheus, a revolução é certa, não precisa se preocupar! Hehehe! Os leucócitos como minoria ativa vão liberar as células da exploração viral!

      Excluir